marcas
  • Home
  • Uncategorized
  • Alunos da escola Tenente Gustavo se divertem e aprendem com as práticas do Programa Saúde na Escola
Uncategorized

Alunos da escola Tenente Gustavo se divertem e aprendem com as práticas do Programa Saúde na Escola

Alunos da escola Tenente Gustavo se divertem e aprendem com as pr�ticas do  Programa Sa�de na Escola

Mais de 300 alunos da Escola Municipal Tenente Gustavo, localizada no Capelão, em Lauro de Freitas, participaram na manhã desta terça-feira (17) de palestras sobe o combate ao mosquito Aedes aegypti, orientações de higiene bucal e nutricional, antropometria (pesagem e medição corporal) e promoção das práticas corporais com atividades físicas e de lazer. As atividades são fomentadas pelo Programa Saúde na Escola (PSE), desenvolvido no município pela Secretaria de Saúde (Sesa).

De acordo com a coordenadora de Alimentação e Nutrição da Superintendência de Atenção Básica da Sesa, Juliana Queiroz, o PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. “O foco é promover desde pequenos a conscientização de que o ideal é cuidarmos de nossa saúde de forma preventiva e não apenas curativa”, explicou.

Sentadinhos e concentrados, os pequenos com idade entre 7 a 11 anos, assistiram uma animação sobre a importância da prevenção à proliferação do mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, zika e chikungunya. “Não pode deixar água parada, tem que sempre limpar a vasilha dos animais de casa”, explicou a aluna Roseane Santos, 8 anos. Em seguida, os estudantes conheceram mais sobre a alimentação saudável e com plaquinhas verdes e vermelhas respondiam quais alimentos eram bons para saúde e quais não eram. “Sorvete, pode só sábado ou domingo”, disse Júlia Silva mostrando que aprendeu tudinho.

Munidos de fantoches e com interação lúdica os dentistas atuaram para alertar as crianças do perigo da má escovação dentária. Os personagens João e Joaquim falaram da importância da higiene bucal sempre após as refeições. Os profissionais chamaram as crianças para simular a escovação no macro modelo de uma arcada dentária.
“Todos os profissionais que participaram aqui hoje são componentes das Equipes de Saúde da Unidade de Saúde da Família Manoel José Pereira e NASF que atendem Caji e Areia Branca”, explicou Juliana. Semanalmente a superintendência de Atenção Básica leva as ações do PSE a escolas da rede municipal. Nesta quarta-feira (18) as práticas do PSE estarão na Escola Modulo Educativo, também no Capelão.

LEIA TAMBÉM

Hoje  o dia foi em Camaçari foi de comemoração e gratidão para o irmão Manoel Filho por  isso  viemos  a Barra de Jacuípe participar de uma carreata com ele, vereador eleito de Camaçari. Parabéns querido sucesso  no seu exercício do mandato.

Redação

iiiisissskk

Raniel

Contas da Cidade do Saber são julgadas irregulares

Redação

DEIXE UM COMENTÁRIO