marcas
  • Home
  • Destaque
  • Dia do Profissional de Educação Física é celebrado na Câmara de Salvador
Destaque Salvador

Dia do Profissional de Educação Física é celebrado na Câmara de Salvador

O Dia do Profissional de Educação Física é comemorado em 1º de setembro. A data não foi esquecida pela Câmara Municipal de Salvador, pois o vereador Téo Senna (PHS) requereu e dirigiu uma sessão especial, na noite desta sexta-feira (13), no Plenário Cosme de Farias, para ressaltar a importância desses profissionais que ajudam na manutenção da saúde das pessoas. O encontro também destacou as conquistas da categoria desde a regulamentação da profissão em 1998.

“O profissional de Educação Física promove a saúde das pessoas através da prática de atividades físicas, além de planejar, supervisionar e coordenar programas de atividades físicas, esportivas e recreativas”, afirmou Téo Senna, que é formado nesta área pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL) e também atuou como jogador de futebol pelo Bahia.

Atuante na área, já que é professor, acrescentou que “esse profissional é fundamental para formar e treinar atletas e ídolos dos esportes”. Ao falar da experiência de vida, frisou que “está vereador, mas é professor de educação física, o que é orgulho muito grande”.

Ainda em seu discurso, Téo defendeu a prática esportiva na escola pública e a inclusão da disciplina na grade de matérias. Ele lamentou que as escolas têm dificuldade para se adequar ao que representa a educação física por conta, muitas vezes, da estrutura física das escolas.

Luta pela categoria

De acordo com Rogério Jean Moura Gonçalves, presidente do Conselho Regional de Educação Física da 13ª Região (Cref13), a sociedade precisa de atividade física para evoluir com saúde e essa evolução passa pelas mãos do profissional de educação física.

Sobre a sua gestão no Cref13, falou da luta para valorizar cada vez mais o profissional de educação física que, muitas vezes, “acorda às 4 horas da manhã para elaborar treinamentos”. Ainda sobre a luta do Conselho em prol da categoria, enxergou “muitas batalhas para serem vencidas”.

“Esta data representa o legado deixado para a população e é mais do que justo celebrar o Dia do Profissional de Educação Física”, afirmou Marcius Gomes, superintendente de Projetos Técnicos da Secretaria Municipal de Educação.

Os 47 anos do Curso de Educação Física na UCSAL foram lembrados por Lauro Gurgel, coordenador do curso que já formou 47 mil profissionais. Ele defendeu o diálogo da instituição formadora com o Cref13, sem disputa ideológica ou de qualquer natureza, sempre tendo em vista a valorização humana.

Lei federal

O Dia do Profissional de Educação Física foi instituído pela Lei Federal nº 11.342, de 18 de agosto de 2006. A data escolhida (1º de setembro) remete ao dia em que a profissão foi regulamentada no Brasil, em 1998, através da Lei nº 9.696.

Além das personalidades citadas, também fizeram parte da mesa de trabalho Edmilson Pombinho, representante da Secretaria Municipal do Trabalho, Esporte e Lazer; Átila Torres, diretor da Rede Unigat de Educação; e Adriana Araújo, campeã olímpica de boxe feminino.

Ainda na sessão houve apresentação de vídeo institucional sobre a profissão e apresentação musical de GordoDiz, estudante de Educação Física.

LEIA TAMBÉM

Hoje o dia vai ser repleto de atividades, então vamos tomar um café da manhã reforçado com os obreiros de Alcobaça. @luizleandro7 @vereador_arnaldinho_ #vamospracima 📸📸 @joabecruz

Redação

Saúde avalia conhecimento dos jovens sobre formas de prevenção às IST/Aids e hepatites virais

Redação

FUI ELEITA VEREADORA COM O COMPROMISSO DE REPRESENTAR O MEU POVO, DE SER UMA VOZ EM DEFESA DA NOSSA SANTO AMARO PARA REIVINDICAR TUDO AQUILO QUE SEJA BENEFÍCO PARA A NOSSA CIDADE.

Raniel

DEIXE UM COMENTÁRIO