marcas
  • Home
  • Destaque
  • Quingoma recebe Caravana de Luz Cultural com práticas integrativas para os moradores
Destaque Lauro de Freitas

Quingoma recebe Caravana de Luz Cultural com práticas integrativas para os moradores

abela Rocha

Quingoma recebe Caravana de Luz Cultural com pr�ticas integrativas para os moradores Foto:Danilo Magalhães

O bairro do Quingoma, em Lauro de Freitas, foi escolhido para receber a Caravana de Luz Cultural, uma ação de práticas integrativas de responsabilidade social. O projeto congrega profissionais de várias áreas para prestarem atendimento à população, promovendo terapia comunitária, através da política nacional do Ministério da Saúde e da Coordenadoria de Práticas Integrativas de Lauro de Freitas. A ação envolve a medicina tradicional chinesa com a medicina praticada no Sistema Único de Saúde – SUS.
Na tarde desta terça-feira (10), alunos, professores e funcionários da Escola Municipal do Quingoma receberam o projeto. Nesta quarta-feira, a partir das 8h, a Caravana atenderá os recicladores que trabalham e interagem no aterro ecológico.

O movimento foi criado em 1993 pelo professor e maestro Givanildo Amâncio, conhecido como maestro Gil. Com apoio da Prefeitura estão sendo disponibilizados durante esta semana, no Quingoma, atendimentos terapêuticos – massagens, dinâmicas de grupo, rodas de conversa e musicoterapia – para alunos, professores e funcionários da escola municipal da comunidade do Quingoma.


O maestro Gil explica que a prática integrativa é quatro vezes mais eficaz do que a medicina ortodoxa. “É um tratamento não invasivo que só afeta a área que está sendo tratada, diminui pressão vascular, melhora a qualidade de vida e combate o estresse”, alertou.
Para a terapeuta de reflexão podal e agente de saúde do município, Marluce Marques, a participação e apoio da Secretaria de Municipal de Saúde nas práticas integrativas é muito importante. “Nos nossos atendimentos na comunidade já adotamos e realizamos algumas ações com apoio da gestão, que já está criando na Sesa um Departamento de Práticas Integrativas”.
A Caravana Luz Cultural chega ao Quingoma como parte da pré-programação  do Congresso Brasileiro de Terapia Comunitária e do Congresso Internacional de Terapia Comunitária, que serão realizados no Resort Stela Maris, de 12 a 15 (quinta a domingo). Os eventos visam debater a importância da força da coletividade.

Programação:
11 de setembro
8h – atendimento terapêutico comunitário para recicladores Que trabalham e interagem no aterro do Quingoma.
11h 30 – Conselho Municipal de Saúde recebe dinâmica interativa com música

12 de setembro
10h –  roda de conversa e dinâmica de grupo para a melhoria dos recursos humanos e colaboração para ampliação do clima no ambiente trabalho dentro da Secretaria de Educação Municipal de Lauro de Freitas
Noite – abertura do Congresso Brasileiro de Terapia Comunitária na sua 10ª edição simultaneamente à sétima edição do Congresso Internacional de Terapia Comunitária. Serão apresentados os resultados fotográficos dos trabalhos comunitários desenvolvidos voluntariamente por meio da Caravana de Luz Cultural

LEIA TAMBÉM

Mourão diz que ‘não há nenhuma motivação’ para impeachment de Bolsonaro

Raniel

TSE publica edital de licitação para novas urnas eletrônicas

Redação

Geraldo Júnior diz que ainda não decidiu se tentará reeleição na Câmara ou será vice de Bruno Reis: “Deixa o coração mandar”

Raniel

DEIXE UM COMENTÁRIO