marcas
  • Home
  • Uncategorized
  • Simões Filho está entre as cidades escolhidas para realização de projeto de fotografia da ONG ImageMagica
Uncategorized

Simões Filho está entre as cidades escolhidas para realização de projeto de fotografia da ONG ImageMagica

Crianças e jovens de 4 diferentes estados do Brasil irão refletir sobre temas importantes para qualidade de vida e inclusão cultural com exposições de imagens e circuito cultural

Saúde, bem-estar e inclusão cultural têm se tornado cada vez mais uma questão importante no cotidiano das pessoas. Com o objetivo de realizar oficinas de fotografia em escolas ou instituições públicas para estimular olhares e percepções sobre hábitos alimentares, o Ministério da Cidadania e o Atacadão apresentam o projeto FotoArte, da ONG ImageMagica, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Os educadores da ONG irão com o caminhão da fotografia para as cidades de Blumenau/SC, Maringá/PR, Itumbiara/GO, Goiânia/GO e Simões Filho/BA para trabalhar de forma lúdica a questão alimentar e desperdício de alimentos com alunos das escolas, onde ficarão por três dias.

Primeiro ingrediente: fotografia

A fotografia pode ser uma ferramenta para refletir sobre alimentação saudável e outros temas. É a partir desse princípio que a ONG ImageMagica realiza as suas oficinas, utilizando a fotografia como um instrumento de transformação social e pensamento crítico.

Nos primeiros dias do circuito cultural, os participantes aprenderão algumas técnicas de fotografia e depois irão fotografar sobre os temas propostos. As imagens são feitas com o aplicativo Camino e compostas por uma legenda para complementar a mensagem. Depois, acontece um momento mágico! Eles entram no caminhão da fotografia, que simula o interior de uma câmara escura. Lá, é possível entender como as imagens são formadas nas câmeras de verdade e nos nossos olhos.

Coloca mais tempero – e a mão na massa!

Artes e nutrientes não vão faltar no projeto FotoArte! Além das atividades com o caminhão, o projeto também contará com uma oficina especial com nutricionistas e educadoras da ImageMagica, que darão dicas para se alimentar melhor utilizando ingredientes regionais.

Durante as oficinas, os grupos irão produzir, degustar e fotografar seus pratos. Além disso, para que a atividade de cozinhar se torne um hábito, os participantes receberão um livreto ao final composto por pratos das oficinas. Assim, os alunos podem fazer em suas próprias casas.

O prato está na mesa

Ao final do circuito, as escolas se tornam palco de uma linda exposição aberta à comunidade com os produtos feitos pelos participantes. É quando os novos fotógrafos mostram ao mundo seus pensamentos através da arte.

Com o intuito de envolver toda a comunidade escolar com o projeto, também serão realizadas atividades com os pais, educadores e moradores locais, além dos alunos, para incentivar ainda mais a alimentação saudável nas famílias da região.

Serviço:

Escola: Colégio Estadual Silvio Magalhães de Barros

Datas: 07 a 09 de agosto de 2019

Endereço: Rua Ivens Lagoano Pacheco, 266 – Conj. Res. Ney Braga, Maringá/PR

Escola: Escola Professor Heriberto Joseph Muller

Datas: 13 a 15 de agosto de 2019

Endereço: Rua Guttenberg, 80, bairro Fortaleza, Blumenau/SC

Escola: Colégio Estadual Ermelindo Felix de Miranda

Datas: 21 a 23 de agosto de 2019

Endereço: Rua Jacinto Brandao, 1080, Centro, Itumbiara/GO

Escola: Escola Municipal Joaquim Câmara Filho

Datas: 26 a 28 de agosto de 2019

Endereço: Rua das Dracenas com rua das Magnólias, Jardim Cerrado 4, Goiânia/GO

Escola: Colégio Municipal Giorgina de Souza Simões

Datas: 10 a 12 de setembro de 2019

Endereço: Av. Rivaldo Gomes Guimarães, s/n – Cia I, Quadra 5, Simões Filho/BA

ImageMagica

Fundada pelo fotógrafo André François, a ImageMagica tem como missão promover o desenvolvimento de pessoas utilizando a fotografia como ferramenta de transformação e empoderamento. A ONG desenvolve ações nas áreas de educação, saúde e cultura, atuando em diferentes causas. Com a convicção de que a transformação começa pelo olhar, a ImageMagica estimula as pessoas a perceberem mais atentamente seu entorno e, com essa reflexão, mudar a si próprias e o ambiente onde vivem. Desde 1995, já foram mais de 370 mil olhares transformados com projetos realizados em 15 países.

LEIA TAMBÉM

‘Medida pró-vida’, diz Samuel Júnior sobre projeto que define início da personalidade civil do ser humano na concepção

Redação

Polícia não indicia Neymar por estupro por falta de provas

Redação

Natura anuncia compra da Avon

foconanews

DEIXE UM COMENTÁRIO