marcas
  • Home
  • Destaque
  • Entre atabaques, agogôs e berimbaus, Caminhada da Capoeira movimenta Itinga neste sábado (21)
Destaque Lauro de Freitas

Entre atabaques, agogôs e berimbaus, Caminhada da Capoeira movimenta Itinga neste sábado (21)

Entre atabaques, agog�s e berimbaus, Caminhada da Capoeira movimenta Itinga neste s�bado (21)

A tradicional Caminhada da Capoeira promete movimentar as ruas de Itinga neste sábado (21). O evento está na 33ª edição e faz parte do calendário oficial de eventos culturais da cidade, em comemoração ao Dia Municipal da Capoeira, neste domingo, 22 de setembro. A data foi aprovada pela Câmara de Vereadores do município em 2000. A caminhada é organizada pela Rede Internacional de Capoeira Filhos da Bahia, fundada pelo Grã Mestre Sérgio Vieira, em 1973, e conta com o apoio da Prefeitura de Lauro de Freitas.

A concentração começa às14h no final de linha dos ônibus de Itinga, com saída prevista para as 15h30. Durante a caminhada haverá apresentações de dança, maculelê e orquestra de berimbau. Entre atabaques, agogôs e berimbaus, os participantes caminharão até o galpão da capoeira, no Jardim Tarumã, também em Itinga.

De acordo com Mestre Sérgio, capoeiristas de várias cidades da Bahia e do Brasil já confirmaram presença. “É um evento importante para a gente porque valoriza a nossa arte, a nossa cultura. E na gestão de Moema, a capoeira deu um pulo e passou a ser reconhecida”, ressaltou o mestre que chegou aos 7anos na cidade, e já mora aqui há 50 anos. “Descobri a arte da capoeira vendendo picolé”.

Vale ressaltar que a capoeira é um dos maiores símbolos da cultura de Lauro de Freitas, cidade que concentra o maior número de capoeiristas por metro quadrado. A gestão sempre estimulou a prática e nas gestões passadas da prefeita Moema Gramacho realizou várias ações para estimular e dar visibilidade a esse esporte, enfatizando a importância da capoeira para o município. As mais importantes foram: a criação do Pólo de Capoeira e a inclusão da prática na grade das escolas municipais, através da Lei Municipal Nº.  1.112, de 19 de agosto de 2005.

LEIA TAMBÉM

Santo Amaro – Moradores da Pitanga estão abandonados pelo prefeito Flaviano

Redação

Ontem participei na Câmara de Vereadores do Simpósio do Dia Internacional da Não Violência Contra a Mulher, um evento com o objetivo de discutir e conscientizar a população sobre o tema.

Redação

Mistério; Assessora de comunicação recebe mais de 14 Mil R$ de gratificacao

Raniel

DEIXE UM COMENTÁRIO