marcas
  • Home
  • Destaque
  • Entre atabaques, agogôs e berimbaus, Caminhada da Capoeira movimenta Itinga neste sábado (21)
Destaque Lauro de Freitas

Entre atabaques, agogôs e berimbaus, Caminhada da Capoeira movimenta Itinga neste sábado (21)

Entre atabaques, agog�s e berimbaus, Caminhada da Capoeira movimenta Itinga neste s�bado (21)

A tradicional Caminhada da Capoeira promete movimentar as ruas de Itinga neste sábado (21). O evento está na 33ª edição e faz parte do calendário oficial de eventos culturais da cidade, em comemoração ao Dia Municipal da Capoeira, neste domingo, 22 de setembro. A data foi aprovada pela Câmara de Vereadores do município em 2000. A caminhada é organizada pela Rede Internacional de Capoeira Filhos da Bahia, fundada pelo Grã Mestre Sérgio Vieira, em 1973, e conta com o apoio da Prefeitura de Lauro de Freitas.

A concentração começa às14h no final de linha dos ônibus de Itinga, com saída prevista para as 15h30. Durante a caminhada haverá apresentações de dança, maculelê e orquestra de berimbau. Entre atabaques, agogôs e berimbaus, os participantes caminharão até o galpão da capoeira, no Jardim Tarumã, também em Itinga.

De acordo com Mestre Sérgio, capoeiristas de várias cidades da Bahia e do Brasil já confirmaram presença. “É um evento importante para a gente porque valoriza a nossa arte, a nossa cultura. E na gestão de Moema, a capoeira deu um pulo e passou a ser reconhecida”, ressaltou o mestre que chegou aos 7anos na cidade, e já mora aqui há 50 anos. “Descobri a arte da capoeira vendendo picolé”.

Vale ressaltar que a capoeira é um dos maiores símbolos da cultura de Lauro de Freitas, cidade que concentra o maior número de capoeiristas por metro quadrado. A gestão sempre estimulou a prática e nas gestões passadas da prefeita Moema Gramacho realizou várias ações para estimular e dar visibilidade a esse esporte, enfatizando a importância da capoeira para o município. As mais importantes foram: a criação do Pólo de Capoeira e a inclusão da prática na grade das escolas municipais, através da Lei Municipal Nº.  1.112, de 19 de agosto de 2005.

LEIA TAMBÉM

Prefeitura inicia mobilização do Outubro Rosa com ações na Ribeira

Redação

É PAUUU! Nordestina Juliette vence BBB21 com mais de 90% dos votos

Raniel

Tem gargalhada? Tem, sim senhor! A semana começou com muitos sorrisos nessa segunda-feira (09) pela manhã, com a Oficina da Alegria, no CAPS I Dr. Gustavo Pinheiro

Redação

DEIXE UM COMENTÁRIO