marcas
  • Home
  • Destaque
  • Fábrica americana fecha as portas em Simões Filho, na Bahia
Destaque Simões Filho

Fábrica americana fecha as portas em Simões Filho, na Bahia

A empresa norte-americana Latapack-Ball fechou as portas e demitiu mais de 250 funcionários em Simões Filho (BA), na região metropolitana de Salvador (RMS). O anuncio do fechamento da unidade foi feito no inicio do mês e pegou os trabalhadores da fábrica de surpresa. A informação foi divulgada pela Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil (FITMETAL).

A Latapack-Ball é uma empresa norte-americana que fabrica embalagens de bebidas, alimentos, utensílios domésticos e cuidado pessoal. A centenária empresa chegou ao Brasil em 1987, instalando-se em duas unidades: em Jacareí, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo; e no Centro Industrial de Aratu, em Simões Filho (BA), na região metropolitana de Salvador.
Nesta terça-feira (09/07), a reportagem do SIMÕES FILHO ONLINE procurou a unidade da empresa em Simões Filho para tentar falar com a direção, mas só conseguimos conversar com trabalhadores demitidos da unidade. Segundo eles, são mais de 250 pessoas demitidas. “Já parou tudo e está todo mundo homologando. Só está trabalhando o pessoal da desmontagem”, disse um colaborador que não quis se identificar.

Ainda segundo os trabalhadores, todo maquinário da empresa será levado para o Paraguai, onde deve funcionar uma nova unidade. Em julho de 2018, a Latapack Ball desativou o 1º módulo de produção de tampas B64 e demitiu 47 funcionários, mas unidade continuou operando com outros cinco módulos. Na ocasião, em nota enviada ao SIMÕES FILHO ONLINE, a companhia alegou que as alterações de demandas dos clientes e comportamentos do mercado geraram as demissões.

A Federação Interestadual de Metalúrgicos e Metalúrgicas do Brasil (Fitmetal) emitiu nota oficial e se solidarizou com os funcionários da Latapack-Ball e se pôs à disposição do Sindicato dos Metalúrgicos de Simões Filho. “De acordo com as primeiras informações obtidas, a Latapack-Ball pretende manter o emprego somente dos cipeiros e daqueles que estão prestes a se aposentar. A empresa manteria esses profissionais até outubro, com o propósito de desmontar o maquinário, que será enviado a outro país”, informa a Fitmetal, em nota assinada por sua diretoria executiva.

Confira abaixo a nota da Fitmetal:

Nota de Solidariedade aos trabalhadores da Latapack-Ball, na Bahi

LEIA TAMBÉM

Ao lado de Damares, Samuel Júnior entrega veículos para municípios baianos

Redação

Zagueiro Marquinhos reconhece atuação ruim da seleção em Cingapura

Redação

Vitória está próximo de anunciar renovação com Rodrigo Andrade até 2023

Raniel

DEIXE UM COMENTÁRIO