marcas
  • Home
  • Destaque
  • Mapele de cara ‘nova’: “Meu Bairro hoje está Bem Melhor. Só não vê quem não quer”
Destaque Simões Filho

Mapele de cara ‘nova’: “Meu Bairro hoje está Bem Melhor. Só não vê quem não quer”

Os depoimentos são sempre bem vindos para quem reside no distrito de Mapele, zona rural do município de Simões Filho, um lugar considerado por muitos como um dos mais belos cartões postais da cidade, repleto de uma exuberante beleza natural que atrai a atenção de moradores e visitantes. Mapele fica localizada no fundo da Baía de Aratu, uma extensão da Baía de Todos os Santos, um povoado que hoje vive em uma localidade sob uma nova realidade e perspectiva, com poucas ruas com buracos, cheias de lama ou de poeira, diferentemente dos tempos anteriores, porque, atualmente, as ruas estão pavimentadas. A escuridão não mais ameaça moradores, pois as ruas estão iluminadas. Ônibus circulam por todo o bairro, há escolas para atender as crianças e até uma Unidade de Saúde da Família (USF) para levar atendimento de saúde mais perto de quem precisa.

A expressão de um dos residentes da comunidade sintetiza este novo momento no bairro. “É, nem parece a velha Mapele”, diz Sr. Antônio, no alto dos seus quase 56 anos. Ele veio para o bairro há cerca de 40 anos. “Não havia quase nada aqui. Só poeira ou lama, buracos que cobriam os pés e metade das pernas. Quando íamos à cidade ou pra Salvador, minha esposa e eu saíamos descalços de casa. No asfalto, lavávamos as pernas e calçávamos as sandálias para não fazer feio lá fora. Era preciso sair daqui pra tudo: ir ao médico, levar as crianças à escola para estudarem, comprar qualquer coisa. Hoje, não é mais assim. Aqui tem quase tudo que preciso para viver. Minha Mapele está bem melhor”, comemora o morador Antônio, que exercia a profissão de pescador.

Assim como Sr. Antônio, eu, Sílvio Souza, diretor Executivo do Site Mapele News, comemoro com a mesma satisfação as ações realizadas no bairro e tenho a convicção que mudou realmente muita coisa. Hoje, meus filhos tem opções de lazer e de passeio.

Alguns relatos de pessoas que entrevistei na localidade me deixaram feliz e satisfeito por saber que estamos melhores que antes porque considero que a comunidade de Mapele, que tem um povo receptivo e acolhedor, tem evoluído com mudanças significativas no que se refere às condições de infraestrutura e de revitalização do bairro que se transformou em um lugar considerado como um grande potencial turístico e atrativo pelas suas belezas e riquezas culturais e naturais em um ambiente onde os moradores e visitantes desfrutam de bem-estar e qualidade de vida.

Assim como outras comunidades simõesfilhenses, Mapele possui um povo ordeiro, acolhedor, cheio de talentos e muita disposição e poder de superação para vencer as batalhas do dia a dia com o suor de seus rostos, em uma luta constante em ver os sonhos se transformarem em realidade para viver dias melhores.

Uma outra moradora antiga que reside há 39 anos na localidade e proprietária de uma casa localizada na principal via de Mapele relembrou como era sofrida a rotina de vida do bairro. “Ainda me lembro como era antes e como é agora. Antes, não havia nada, ruas sem asfalto e sem iluminação. Ônibus, quando havia, só um pela manhã e meio-dia, à tarde era um sufoco. Agora melhorou bastante, inclusive, valorizou o bairro. Hoje, o terreno está valorizado e vale muito mais. A iluminação não está muito boa, a saúde também precisa melhorar, mas os profissionais da saúde vão até à minha casa cuidar de meu marido muito bem. Sei que ainda falta muito, mas é preciso aguardar. Para mim, tudo está bom e a Prefeitura e o prefeito estão de parabéns”, concluiu a moradora que não quis se identificar, mas autorizou a reprodução e publicação de seu relato.

Proprietário do bar, na Rua Direta, (E…. considera que hoje a localidade oferece qualidade de vida. “O bairro melhorou muito. Há 10 ou 11 anos era muito diferente. Ruas horríveis, poeira e lama eram a realidade. A iluminação pública era um caos, todos tinham medo de sair à noite. Hoje, está bem melhor e dá orgulho viver aqui. Claro que ainda falta muita coisa, mas acho que agora não vai demorar muito”, disse.

LEIA TAMBÉM

Anitta fala sobre depressão, preconceito e bissexualidade

Redação

Leo Prates faz novo aceno ao PDT

Redação

Prazo para renovar contratos do Fies feitos até 2017 acaba no sábado (30)

Redação

DEIXE UM COMENTÁRIO