marcas
  • Home
  • Destaque
  • Quingoma recebe Caravana de Luz Cultural com práticas integrativas para os moradores
Destaque Lauro de Freitas

Quingoma recebe Caravana de Luz Cultural com práticas integrativas para os moradores

abela Rocha

Quingoma recebe Caravana de Luz Cultural com pr�ticas integrativas para os moradores Foto:Danilo Magalhães

O bairro do Quingoma, em Lauro de Freitas, foi escolhido para receber a Caravana de Luz Cultural, uma ação de práticas integrativas de responsabilidade social. O projeto congrega profissionais de várias áreas para prestarem atendimento à população, promovendo terapia comunitária, através da política nacional do Ministério da Saúde e da Coordenadoria de Práticas Integrativas de Lauro de Freitas. A ação envolve a medicina tradicional chinesa com a medicina praticada no Sistema Único de Saúde – SUS.
Na tarde desta terça-feira (10), alunos, professores e funcionários da Escola Municipal do Quingoma receberam o projeto. Nesta quarta-feira, a partir das 8h, a Caravana atenderá os recicladores que trabalham e interagem no aterro ecológico.

O movimento foi criado em 1993 pelo professor e maestro Givanildo Amâncio, conhecido como maestro Gil. Com apoio da Prefeitura estão sendo disponibilizados durante esta semana, no Quingoma, atendimentos terapêuticos – massagens, dinâmicas de grupo, rodas de conversa e musicoterapia – para alunos, professores e funcionários da escola municipal da comunidade do Quingoma.


O maestro Gil explica que a prática integrativa é quatro vezes mais eficaz do que a medicina ortodoxa. “É um tratamento não invasivo que só afeta a área que está sendo tratada, diminui pressão vascular, melhora a qualidade de vida e combate o estresse”, alertou.
Para a terapeuta de reflexão podal e agente de saúde do município, Marluce Marques, a participação e apoio da Secretaria de Municipal de Saúde nas práticas integrativas é muito importante. “Nos nossos atendimentos na comunidade já adotamos e realizamos algumas ações com apoio da gestão, que já está criando na Sesa um Departamento de Práticas Integrativas”.
A Caravana Luz Cultural chega ao Quingoma como parte da pré-programação  do Congresso Brasileiro de Terapia Comunitária e do Congresso Internacional de Terapia Comunitária, que serão realizados no Resort Stela Maris, de 12 a 15 (quinta a domingo). Os eventos visam debater a importância da força da coletividade.

Programação:
11 de setembro
8h – atendimento terapêutico comunitário para recicladores Que trabalham e interagem no aterro do Quingoma.
11h 30 – Conselho Municipal de Saúde recebe dinâmica interativa com música

12 de setembro
10h –  roda de conversa e dinâmica de grupo para a melhoria dos recursos humanos e colaboração para ampliação do clima no ambiente trabalho dentro da Secretaria de Educação Municipal de Lauro de Freitas
Noite – abertura do Congresso Brasileiro de Terapia Comunitária na sua 10ª edição simultaneamente à sétima edição do Congresso Internacional de Terapia Comunitária. Serão apresentados os resultados fotográficos dos trabalhos comunitários desenvolvidos voluntariamente por meio da Caravana de Luz Cultural

LEIA TAMBÉM

Prefeito tem contas rejeitadas por extrapolar gastos e é multado em R$ 46 mil

Redação

‘Vitrine agro, Fenagro movimenta economia baiana’, diz Leão na abertura da feira

Redação

25 de janeiro de 2021 – 16:59 O presidente da Câmara Municipal de Salvador, Geraldo Junior (MDB), teve uma reunião nesta segunda-feira (25), com os prefeitos Marcus Vinícius (MDB), do município de Vera Cruz, e Zezinho (PTB), de Itaparica. Durante o encontro foram discutidas pautas ligadas ao turismo; Covid-19 e eleições. Dentre eles, os prejuízos gerados ao setor do turismo decorrentes da Covid-19; o enfrentamento da pandemia nos municípios e diversos projetos que serão executados pelos prefeitos nos mandatos que estão se iniciando. “Marcus Vinícius é um jovem quadro promissor para o nosso partido. Ele teve grande expressão nas últimas eleições municipais, com 86,29% dos votos de Itaparica. Como foi reeleito, esses números demonstram a excelente avaliação que a população local faz da sua gestão”, destacou Geraldo Junior, que também é presidente municipal do MDB em Salvador. “E a eleição de Zezinho, que sempre morou na ilha, e é empresário, representa o sentimento de renovação que foi demonstrado pelos eleitores”, pontuou Geraldo Júnior. Segundo o parlamentar, o novo chefe do Executivo municipal de Itaparica conhece bem os desafios da localidade e está preparado para enfrentá-los.

Raniel

DEIXE UM COMENTÁRIO